Dark Mode On / Off

TDHA: A melhor ferramenta de auto-organização é você

Tdah na vida Cotidiana

Qual ferramenta de auto-organização é a melhor para pessoas com TDAH

Qual sistema de agendamento é o certo para portadores de TDAH?

Qual é o melhor aplicativo?

Utilizar ferramentas para melhorar sua organização, para ter visão geral dos objetivos, projetos e tarefas; não perder prazos etc., bem, é o que todos querem – portadores e não portadores de TDAH.

A resposta que você não esperava que vai surpreender 

Você, muitas pessoas e eu, com TDHA, muita gente mesmo, gastamos quantidade incrível de tempo e energia para encontrar a ferramenta ou sistema certos para organizar nossa vida. 

Quantos sistemas de agendamento e aplicativos já pesquisamos, instalamos, testamos e descartamos ou passamos a usar como quebra galho enquanto continuamos a pesquisar, instalar e testar à procura da ferramenta de auto-organização certa!

Uma busca contínua e sem fim.

Sabe por quê?

Simplesmente porque ferramentas ajudam, apoiam no foco e no trabalho, mas não são responsáveis por seu sucesso na questão de auto-organização e de produtividade. 

O sucesso da auto-organização está em você e não em uma ferramenta certa. Por melhor que seja sua funcionalidade, por mais intensa que seja sua eficiência, nenhuma ferramenta pode fazer o trabalho por você.

Você já tem muitas ferramentas e estratégias em mãos para melhorar sua auto-organização (veja abaixo dicas de como usá-las). 

O que seria diferente com essa nova ferramenta?

Nada.

Porque essas ferramentas existem e são úteis apenas para facilitar sua rotina organizacional à medida que você as usa. Porém, o sucesso de sua auto-organização está em sua mudança de conduta.

Ferramentas devem ser utilizadas como diretrizes para lhe indicar caminhos e dar suporte à execução de tarefas. Elas não fazem o trabalho por você.

Portanto, faça planejamentos diários, semanais e mensais sempre pensando no que é mais importante e nos objetivos. Verifique o calendário e as tarefas planejadas durante o dia; foque e faça.

Diga sim ao que você quer fazer e não ao que não deve ser feito. As ações de seu plano de metas são os seus desafios. Gerencie sua participação sem deixá-las longe de seu pensamento, mesmo em seus momentos de folga e lazer.  

Seu trabalho é e sempre será o seu trabalho e nenhuma ferramenta, por mais funcionalidades que tenha, nunca o fará por você.

Então, se você também estiver preocupado com a questão de qual ferramenta, sistema ou aplicativo é o certo para você, mude o foco e descubra como usar o que já tem para ser mais organizada ou organizado e produtivo(a).

E quais hábitos de sucesso você deve incorporar ao seu dia a dia de trabalho para ser mais organizado? 

Quer umas dicas?

5 Dicas de hábitos de auto-organização de sucesso:

  • Terceirize seu senso de tempo e seu relógio usando lembretes digitais, por exemplo
  • Pratique a pontualidade até que faça parte de seu cotidiano
  • Torne sua lista de tarefas cada vez mais clara e objetiva
  • Pare de procrastinar. Exercite isso; que você consegue 
  • Controle sua impulsividade. É difícil, mas não impossível 

Uma última dica

Analise e classifique a importância das ferramentas que você já possui e aprenda como extrair o máximo de suas possibilidades, sem esquecer que elas nunca vão fazer seu trabalho por você, mesmo oferecendo multiplicidade de funcionalidades.

Artigos mais lidos

Siga-me!