Você tem toda certeza de que precisa fazer algo – uma tarefa escolar ou profissional, uma demanda pessoal -, mas não se sente motivado para tal?
Está faltando um impulso interno para tomar uma decisão firme e focada? Se jogar de corpo inteiro no que precisa ser feito e realmente fazer?
Muitas pessoas com TDAH esperam – e esperam paralisadas – por esse impulso motivacional; creem que, sem esse sentimento motivador, nada podem fazer para se dedicar à realização do que precisa ser feito.
Por que você acredita que só é possível fazer algo quando estiver motivada ou motivado?
Simplesmente porque motivação é sentimento incontrolável que vem e vai independentemente de sua vontade.
Em verdade, trata-se de erro inconsciente perigoso. Afinal, apesar da relutância e da falta de motivação, o poder de realizar agora e não amanhã ou depois está em você, na força de seu pensamento.
Recorrer a estratégias motivacionais e de autoativação às vezes funciona, mas nem sempre. O que realmente e sempre funciona é utilizar a força de seu pensamento e o poder de sua atitude.
Um franco diálogo interno, sem subterfúgios, é excelente ferramenta para ativar a força de seu pensamento e o poder de sua atitude quando você se sente desmotivada ou desmotivado.
O diálogo interno como ferramenta quando não há motivação
“Sei que meus sentimentos nem sempre são o melhor guia para minhas decisões. Então, tenho de agir em contrariedade a eles agora.
Olho meu calendário e o planejamento feito com antecedência, mas estou pensando quando poderei começar a realizar a tarefa, apesar de ver e aceitar que minha agenda semanal está lotada e que não posso deixar para mais tarde ou para amanhã.
O que é o melhor para mim nessa circunstância: fazer ou protelar?
Antes de responder, deixo claro para mim que trabalhar à noite, após meu dia normal de trabalho, não é viável por não ter mais energia para me dedicar. O cansaço vai me impedir.”
As respostas certas:
- Aceitar que tenho de fazer essa tarefa hoje e agora, mesmo que não me sinta motivada ou motivado e não tenha vontade. É a única opção. Não há outra
- Voltar ao trabalho ativamente, mesmo sem desejar retomar de onde parei, sem motivação e de maneira mecânica, independentemente de eu estar super, pouco ou nada motivada ou motivado
- Não importa, vou fazer essa tarefa agora e não à noite nem amanhã nem depois
Você que é portador de TDAH, tenha certeza de que usar diálogo interno como ferramenta motivacional funciona.