Dark Mode On / Off
TDAH na Vida Cotidiana

O que precisa mudar para que adultos com TDAH consigam encontrar ajuda

Você está precisando de uma ajuda para conviver com seu TDAH de uma forma mais saudável, mas não encontra um profissional especialista em seu bairro, em sua região, em sua cidade e nem na internet?

E, não consegue atendimento ou é colocado em uma longeva lista de espera do seu plano de saúde ou do SUS. 

Saiba que essa busca frustrante não é apenas sua. É de muitos e muitos adultos com TDAH

Sabe por quê?

Porque a cada dia que passa, mais adultos se descobrem lutando contra os problemas de TDAH e buscam por auxílio profissional. Porém, infelizmente, o TDAH na idade adulta ainda é um tópico muito pouco conhecido. 

E, mesmo com uma década de descobertas sobre o TDAH na fase adulta ainda existem muito poucos médicos capazes de diagnosticar e indicar tratamentos adequados para o transtorno na fase adulta.

Quer uma boa notícia que está ampliando as possibilidades de adultos com TDHA conseguirem ajuda para aumentar a qualidade de vida e o bem-estar cotidiano?

Existe treinamento para adultos com TDAH

Além dos psicoterapeutas existem terapeutas ocupacionais e treinadores especialistas – coaches que oferecem ajuda e apoio para adultos com diagnóstico ou suspeita de TDAH

Mas, infelizmente, ainda são muitos poucos os terapeutas e treinadores para adultos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, além do fato de ainda existir um enorme vácuo de conhecimento e de competência do tratamento e da ajuda na idade adulta por parte dos psicoterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Para ser capaz de diagnosticar é preciso reconhecê-lo. Para reconhecê-lo, é preciso saber e acreditar que existe TDAH em adultos e ser treinado em diagnósticos e tratamentos.

E, muitos psiquiatras e neurologistas não acreditam.

Para esses profissionais da saúde o TDAH é o mesmo que uma personalidade emocionalmente instável um Transtorno Limítrofe ou um transtorno de ajustamento, uma depressão ou qualquer outra coisa.

Outra dificuldade está no fato de que a grande maioria das seguradoras e empresas de planos de saúde não ofertam plena cobertura para o diagnóstico e tratamento do TDAH em adultos.

Como também, disponibilizam muito poucos médicos especialistas credenciados para o atendimento e criam dificuldades para a aprovação do reembolso para consultas e tratamentos fora da rede credenciada.

Assim como, não oferecem o coaching para TDAH em adultos que é um treinamento que realmente traz resultados, porque esses treinadores ajudam de uma forma muito prática por serem especializados nos desafios e oportunidades desta constituição específica. 

Sem falar do SUS (Sistema Único de Saúde), onde o TDAH em adultos é praticamente relevado ao segundo ou terceiro plano, apenas com algum atendimento e algumas unidades do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).  

O que precisa mudar para que adultos com TDAH consigam encontrar ajuda?

  • Muito mais médicos que conheçam, reconheçam e levem o TDAH em adultos a sério;
  • Muito mais terapeutas com competências específicas para o tratamento do TDAH em adultos;
  • Aumentar a quantidade de coaches competentes no treinamento de adultos com TDAH;
  • Aumentar significativamente a quantidade de grupos de apoio. Ainda escassos;
  • Disponibilizar ajuda eficaz e acessível para todos os adultos com TDHA.

Ainda existem muitas coisas que precisam mudar para que adultos com TDAH consigam encontrar ajuda.

Mas, vai mudar. Está mudando!

Artigos mais lidos

Siga-me!