Dark Mode On / Off

Descubra as capacidades especiais das pessoas com TDAH

TDAH na Vida Cotidiana

Você é um adulto que acaba de descobrir que é portador de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH?

Você é o pai ou a mãe de uma criança que foi diagnosticada com TDAH?

E seu mundo caiu?

Caiu por causa de sua falta de concentração, de sua impulsividade incontrolável, de sua inquietação intermitente? Por causa da dificuldade de aprendizado e memorização? 

Pelo caos mental que impede desenvolvimento intelectual, social e profissional? 

A lista de associações negativas é interminável? Sim é.

Essa é grande e perigosa inverdade; uma crença popular predominantemente nascida da ignorância, do não conhecimento sobre portadores de TDAH

Tenha certeza: o TDAH não impede que você ou seu filho tenham pleno desenvolvimento intelectual, social e profissional. TDAH é simplesmente um “jeito de ser”, um padrão como tantos outros com aspectos negativos e positivos.

Os portadores percebem a realidade de forma diferente, pensam de forma diferente, sentem de forma diferente, agem de forma diferente. 

Mas é um diferencial, uma vantagem para alcance de resultados positivos quando esse padrão é compreendido, aceito e praticado livre de censuras, críticas e preconceitos. 

É isso mesmo!

Entenda, de uma vez por todas, que TDAH não é doença, mas pode se transformar em uma caso você não entenda, não aceite e não aprenda a trabalhá-lo em seu favor.  

Comece a ver o TDAH positivamente em vez de maneira negativa; pare de enxergar a si próprio ou seu filho como portador de fraquezas e problemas e, sim, como uma pessoa com capacidades especiais. 

Mude o foco. Passe a ter nova visão de si próprio e de todas as pessoas com TDAH e passe a viver sob uma nova perspectiva: a da positividade produtiva.

Você não conhece suas capacidades especiais?

Você não sabe quais são as capacidades especiais de seu filho?

Veja as capacidades especiais de portadores de TDHA: 

  • TDAH é a capacidade de perceber muitas coisas que outras pessoas não percebem
  • TDAH é a capacidade de fazer conexões e criar coisas novas na velocidade da luz.
  • TDHA é a capacidade de reagir de forma espontânea e flexível, especialmente quando é necessário
  • Pessoas com TDAH enriquecem seu ambiente com criatividade, inovação e comprometimento;
  • Pessoas com TDAH não são convencionais e encontram soluções que os outros muitas vezes não veem
  • Pessoas com TDAH são muito bons conselheiros porque podem sentir de forma rápida e intuitiva o que é necessário para entendimento de uma situação 
  • Pessoas com TDAH são visionárias, são forças motrizes que movem montanhas quando usam suas potencialidades e habilidades 

Você está lendo este texto e pensando que não é assim tão simples?

Sim, não é tão simples se você ainda não fez as pazes consigo mesmo e com sua condição e não consegue olhar para si mesmo positivamente por causa de todos os problemas.  Mas vai ficar simples quando você adquirir a certeza de ter muitas dessas características positivas típicas do TDAH. Não há ninguém sem forças e habilidades.  Quais pontos fortes e habilidades você experimenta em si mesmo ou nas pessoas com TDAH ao seu redor? Encontre as respostas. São elas que vão impulsionar seu desenvolvimento intelectual, social e profissional de seu filho. 

 

Por Mel Hippchen

Neuropsicopedagoga Clínica & Life Coach

Especialista em Desenvolvimento Pessoal & Superação de Trauma

Siga-me!