Dark Mode On / Off

Como pessoas com TDAH transformam ideias em ações e fazem acontecer

TDAH Na Vida Cotidiana

Como pessoas com TDAH transformam ideias em ações e fazem acontecer

Você sabe, com toda certeza, o que é um projeto?

Projeto é desejo, intenção de fazer ou realizar algo no futuro. Um plano.

Um projeto não é apenas um plano de ações para criar um negócio, um trabalho escolar, a redação de um TCC ou planejamento de novo processo ou fluxo de trabalho como empresário ou colaborador. 

É também ações simples. Organizar sua mesa de trabalho, fazer lista de compras, frequentar academia etc. também são projetos.

E não simplesmente tarefas. 

Portanto, é fundamental entendermos que o que estamos planejando – seja de foro íntimo, social ou profissional – é um tarefa ou projeto que pede abordagem específica e sequencial, um cronograma de ações, para ser colocado em prática e alcançar o resultado pretendido.  

Um projeto é uma atividade quando a realização exige várias etapas ou subitens a serem trabalhados. Ou, ainda que haja apenas uma etapa que requeira mais de duas horas de operação para ser concluída, é um projeto.

Um equívoco frequente de pessoas com TDAH é não reconhecer um objetivo como um projeto, mas como tarefa em sua lista de pendências que podem ficar por anos sem serem colocadas em prática. 

Essa postura torna as mentes brilhantes com  TDAH cada vez mais frustrados por nunca conseguir realizar todas as tarefas listadas.

Portanto, transforme suas ideias em projetos e crie um cronograma de ações para fazer acontecer.

O cronograma de ações para criação e implementação de um projeto

Tomada de decisão

Uma ideia só deixa de ser apenas uma ideia e passa a ser um projeto quando você toma a decisão de colocá-la em prática. 

É isso! Transforme seus desejos em ideias, suas ideias em projetos e decida resolver problemas e desvios de rota que vão surgir de forma ativa e obstinada.

Brainstorming

Coloque seu cérebro para trabalhar sem pressa, ao seu tempo, anotando tudo sem nenhuma censura:

Censurar-se durante o “brainstorming” bloqueia o cérebro e impede que você transforme sua ideia em projeto.

E não tente descobrir tudo sobre o projeto sozinha ou sozinho. A maioria dos projetos possui questões complexas que não podem ser resolvidas apenas em sua cabeça. As ideias precisam sair dela. 

Coloque no papel, crie um mapa mental e exponha em conversas com amigos.  

Análise de resultados do brainstorming

Foque isoladamente no conteúdo de cada anotação e analise quais são fundamentais, quais são relevantes e quais são aplicáveis ao seu projeto. Descarte todas que sejam supérfluas e que estejam fora do contexto. 

Definição de metas 

Defina realmente o que quer realizar: qual é o objetivo do projeto e qual é o resultado que almeja alcançar.

Planejamento

O planejamento nada mais é do que a ordenação de realização de cada ação resultante da análise do brainstorming e os procedimentos necessários para implementá-la. 

Leve o tempo que for necessário nessa tarefa, ou seja, na ordenação cronológica de ações que indica cada passo a ser dado e fazer acontecer.

Implementação do projeto

Faça acontecer 

Você preparou seu cérebro para esse momento ao seguir o cronograma de ações para transformar sua ideia em um projeto. O objetivo está definido e o caminho passo a passo para alcançá-lo também. 

Ponha em prática cada passo de seu plano de ações dando um de cada vez, seguindo o cronograma planejado. 

Nunca dê um passo antes de completar o anterior e muito menos dê mais de um passo de uma vez. Quando agimos assim, perdemos o foco, perdemos o caminho e nos distanciamos do objetivo, o que muitas vezes nos leva a desistir.

Ir direto para a implementação de um projeto sem fazer um brainstorming livre de censuras e sem um bom planejamento é outro equívoco comum cometido por adultos com TDAH. 

Não pensar em todas as possibilidades e ações necessárias para realizar um projeto e não ordená-las por meio de planejamento prévio pode não funcionar por não existir uma decisão consciente de transformar a ideia em um projeto agora.

Quer fazer suas ideias acontecerem?

Transforme suas ideias em projetos, execute o cronograma de ações para criação e implementação de um projeto sem pular nenhuma fase e faça acontecer.

E, como você já sabe, pode me contatar. Vou ficar imensamente feliz em conhecer suas ideias e sonhos, mas muito mais feliz por saber que tem conseguido “fazer acontecer”.

Siga-me!